Prossegue a vacinação contra Covid-19 em Macaé


Vacinação contra Covid-19 em Macaé I

Macaé começa a vacinar oficialmente contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (20), 541 pessoas foram imunizadas. São profissionais dos serviços de saúde do Hospital Público de Macaé (HPM), Centro de Triagem do Coronavírus (CTC), Hospital São João Batista, Clínica São Lucas e Unimed. No período da tarde, a imunização aconteceu em quatro asilos da cidade, beneficiando 120 idosos. As 2.973 doses recebidas pelo município atenderão, inicialmente, 34% dos profissionais de saúde, já que Macaé tem registrado cerca de 8 mil e deverão ser aplicadas no prazo de uma semana. A previsão da segunda dose é entre 14 e 28 dias após a primeira. Amanhã (quinta-feira, dia 21), o trabalho prossegue no HPM, Centro de Triagem do Corona vírus (CTC), Hospital São João Batista, Clínica São Lucas e Unimed. Já os asilos assistidos serão a Toca de Assis e a Instituição de Longa Permanência para Idosos do município.

 Vacinação contra Covid-19 em Macaé II

Para garantir segurança durante a campanha e no deslocamento da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Macaé e a Polícia Militar definiram como será o apoio de cada setor à campanha. As equipes de imunização que saem da Casa da Vacina (local de armazenamento das vacinas) terão o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, com escolta da Polícia Militar. A secretaria Mobilidade Urbana manterá cinco bases fixas no Hospital Público Municipal (HPM), na Clínica São Lucas, Hospital da Unimed, Centro de Triagem e Hospital São João Batista. Os agentes de trânsito permanecerão até o término da ação, para orientar e organizar o trânsito.

 Vacinação contra Covid-19 em Macaé III

A Câmara de Vereadores quer disponibilizar estrutura para campanha de vacinação. A presidência do legislativo, leia-se Cesinha (Pros) já colocou o espaço físico do prédio para colaborar com a logística de imunização que deve ocorrer ao longo do ano. Além disso, a Casa também pode colaborar com a logística, incluindo o transporte de insumos e colocar a área externa para ser utilizada com vacinação no formato de drive-thru. Lembrando que no final da última legislatura, a Câmara aprovou, por unanimidade, a permissão para que todas as emendas impositivas fossem destinadas à compra de vacinas. O valor, que totaliza R$ 23 milhões, está sob a gerência do Executivo...

 Desenvolvimento Social prepara Cras para receber usuários pós pandemia

Os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Macaé estão sendo visitados pelo titular da pasta, Mauro Torres e técnicos, com o objetivo de levantar demandas para a realização de reformas nas estruturas físicas que permitam o retorno do atendimento presencial à população ainda neste primeiro semestre. O município possui seis unidades do Cras e segundo informações, nesta semana os Cras da Aroeira, Nova Esperança e Novo Visconde foram visitados. Por conta da pandemia do Corona vírus, os atendimentos presenciais continuam suspensos em todas as unidades. A assistência segue disponível por telefone, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção de feriados. Os números para contato são: (22) 99740-7863, (22) 99832-2874, (22) 99834-3322 e (22) 99823-3180. Por motivos técnicos, não há mais atendimento por WhatsApp.

Sinpro Macaé e Sepe se posicionam contra a volta das aulas em fevereiro

Os dois Sindicatos são a favor que professores e estudantes voltem para as salas de aulas somente após serem vacinados.  O anúncio de que as vacinas contra a Covid-19 já estariam em solo fluminense acirrou ainda mais a pressão para que escolas voltem a oferecer aulas presencialmente mesmo quando não há uma política de imunização prioritária aos professores. Em reunião, o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Macaé (Sepe) e o dos Professores de Macaé e Região (Sinpro), que assiste os docentes das escolas privadas, se manifestaram em texto único se posicionando contra a volta das aulas em fevereiro.

Forte como ponto turístico, histórico e cultural...

O Forte Marechal Hermes, que possui construções de 1613 e 1919 e tem mais de 400 anos de fundação, poderá se tornar mais um ponto turístico, histórico/cultural de Macaé. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, na companhia do controlador do município Edilson Santanna, ex-oficial do Forte, esteve visitando aquele patrimônio, sendo recebido pelo atual Comandante, o Coronel Geovani Silva Campos e o próximo Comandante, o Capitão Marcelo Bicalho Lara, que assume o quartel no próximo dia 28. Durante o encontro os participantes acertaram demandas e a possibilidade daquele Forte se tornar mais um ponto turístico e histórico/cultural. Localizado ao sul da foz do Rio Macaé, na ponta de terra entre a praia de Imbetiba e a praia da Concha, em frente ao arquipélago de Santana, o Forte guarda em suas dependências 12 hectares de mata atlântica preservada e outros atrativos como: Bateria Alta (Bateria Marechal Hermes), Posto de Comando a céu aberto, que se comunica acusticamente por galerias aos poços casamatados (paióis de serviço) dos quatro canhões Armstrong calibre 154.4, um Pavilhão de Comando (1939) e o Portão das Armas (reinaugurado em 1958), além as peças de artilharia de calibre 152.4, desativadas em 1997.

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 20/01/2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Academia Macaense de Letras dá posse a novos associados

Os novos associados benfeitores poderão se candidatar a sócios acadêmicos... Em cerimônia oficial realizada na Lyra dos Conspiradores, dez a...