Em tempos de Covid-19 prefeitura amplia frota de ônibus em circulação

 


Em tempos de Covid-19 prefeitura amplia frota de ônibus em circulação

Sobe para 180 o número de ônibus circulando em Macaé. A frota em circulação nos dois últimos meses era entre 95 e 100 ônibus. A medida, que visa evitar a disseminação do corona vírus, define ainda, o número de passageiros no transporte público urbano, que nesta semana passa a ser de sentados, ou seja, os ônibus não podem circular com passageiros em pé. Segundo representantes da prefeitura, o aumento na frota além de trazer mais conforto para população, evita aglomerações neste período pandêmico. Além disso, outras medidas estão sendo tomadas, principalmente no que diz respeito a fiscalização do serviço para que seja cumprido o contrato de concessão, com cobertura de todas as linhas programadas, com pontualidade e qualidade dos ônibus que estão circulando com a renovação gradativa de sua frota. A equipe de fiscalização da Coordenadoria de Transportes está nas ruas verificando se as normas estão sendo cumpridas. Caso seja observado algum descumprimento quanto à lotação dos veículos, a empresa sofrerá sanções previstas nos decretos em vigor.

Prossegue inscrição para recenseador do IBGE

Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para atuação em Macaé. As inscrições deverão ser feites até o próximo dia 19 e a data da prova será no dia 25 de abril. São 234 vagas. Já para de agentes censitário municipal e censitário supervisor o cadastro se encerrou nesta segunda-feira (15) e a prova será dei 18 de abril. Para recenseador, o nível de escolaridade exigido é fundamental completo e a remuneração será por produção, calculada por setor censitário. A convocação para o treinamento e contratação está prevista para o mês de julho de 2021, com contrato de até três meses, podendo ser prorrogado. A previsão de contratação é a partir de 31 de maio deste ano, para um período de cinco meses, podendo ser prorrogado. As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR 

Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia no isolamento social em 2020

Desde a edição do primeiro decreto para combater a propagação do corona vírus no estado do Rio de Janeiro, em 13 de março de 2020, até o dia 31 de dezembro, mais de 73 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de violência. Isso significa que cerca de 251 mulheres foram vitimadas em cada um dos 293 dias em que o estado teve algum nível de isolamento social em 2020. Esses dados fazem parte de um levantamento inédito feito pelo Núcleo de Estudos ISPMulher, do Instituto de Segurança Pública, onde aponta que mais de 61% dos casos aconteceram dentro de uma residência. O número de casos, no entanto, é 27% menor que o registrado no mesmo período de 2019 (102.344 vítimas), o que pode indicar uma subnotificação por causa das restrições implementadas durante a pandemia. Para termos de comparação, em janeiro deste ano, o número de mulheres vítimas chegou a 12.924, mais próximo do patamar do mesmo mês de 2020 (10.878). Em maio de 2020, um dos meses com maior taxa de isolamento social, as delegacias da Secretaria de Estado de Polícia Civil só registraram 4.903 casos de violência contra a mulher, uma queda de mais de 50% se comparado com janeiro do mesmo ano.

Violência contra a mulher em Macaé

Em Macaé, o registro de violência contra a mulher em 2020 foi de 1043 atendimentos. De acordo com a coordenadora do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam), Jane Roriz, um dos principais problemas é a subnotificação dos casos. “Muitas vezes, a violência acontece no lugar onde consideramos ser mais seguro, que é a nossa casa. Em 2020, realizamos 1043 atendimentos, um número inferior ao de 2019. Reforçamos que fazer a denúncia é muito importante”. O Ceam está localizado na Rua São João, 33, no Centro (ao lado da Delegacia Legal). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os contatos telefônicos são: (22) 2796-1045, 2791-6620 e (22) 99817-0976 (Whatsapp). O número da Central de Atendimento à Mulher é o 180. Já a Patrulha Maria da Penha (24h) tem como contatos: 0800 282-2108 ou (22) 99826-6263 (Whatsapp ou chamada a cobrar, se houver necessidade). Ao menor sinal de violência contra a mulher, denuncie!!!

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 15/03/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AML participa do Encontro de Professores e Estudantes Escritores

O Encontro reuniu dezenas de participantes e destacou a participação do artista Victor Meirelles - ator, escritor, doutorando, palestrante, ...