A Prefeitura informa que houve também um acordo com entendimento firmado nesta segunda-feira (31), entre o prefeito Welberth Rezende e o Ministério Público Estadual (MPE), para que o município faça a aplicação da primeira dose aos profissionais da Educação que atuam em creches com idade de 59 anos.
A orientação do MS é priorizar os trabalhadores que atuam em creches e, de
maneira escalonada, ir ampliando a vacinação para os que trabalham em
pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e educadores
de jovens e adultos. Na sequência, os vacinados serão os trabalhadores da
educação do ensino superior.
O calendário local segue os critérios de faixa etária, cumpridos também os grupos de Comorbidades e de deficiências permanentes. “O nosso objetivo é avançar na vacinação, alcançando os profissionais da Educação, seguindo ainda, o nosso plano de retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino da cidade”, explicou o prefeito.
A equipe da Saúde macaense dará seguimento ao calendário de vacinação do grupo
de comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, moradores em situação de
rua e incluirá os profissionais de educação. Segundo fontes, a vacinação ocorre de acordo
com as orientações e o número de doses disponibilizadas pelo governo do estado.
Vacinação Educação - A vacinação dos profissionais de Educação seguirá os critérios já adotados pelo município na imunização de profissionais de outras áreas, exigindo documentos que comprovem o vínculo ativo de trabalho nas unidades de ensino (creches e pré-escola), declaração do responsável pela unidade, além de comprovante de residência com endereço de Macaé, CPF ou Cartão do SUS.
Em paralelo, o MS anunciou que autoriza o início da vacinação para a população geral, entre 18 e 59 anos, nos estados e municípios que relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação. “Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO - Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19”, acrescenta o ministério ao informar que começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários.
________________________________________________________
Lourdes
Acosta – Jornalista Profissional (editora/redatora/produtora)
DRT/MTE
911 MA. // Macaé 31/06/2021. E-mail: acosta.lou@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário