Educação de Macaé prossegue com plano de segurança nas escolas

 

O Plano objetiva identificar, prevenir e reduzir os índices de violência nas instituições de ensino que compõem a Rede Municipal de Macaé...

Com vistas à formalização do Plano de Ação Conjunto em Segurança Escolar/2025, os órgãos signatários estiveram reunidos nesta terça-feira (10), nas dependências da secretaria de Educação para prosseguirem com as estratégias de ação do Termo de Cooperação Técnico Institucional.

A atuação integrada visa o fortalecimento e à ampliação de ações interinstitucionais, que objetivam identificar, prevenir e reduzir os índices de violência nas instituições de ensino que compõem a Rede Municipal de Macaé, promovendo, assim, um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento educacional e social dos estudantes.

O Plano é conjunto, entre o Município de Macaé, através das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Executiva de Segurança e o Conselho Tutelar, com o MPRJ, por meio da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Macaé e em cooperação com a 123ª Delegacia de Polícia Civil e o 32º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Educação, Matias Mendes, o Termo de Cooperação foi celebrado em 2017 e atualizado em 2022, com vistas à sua execução em todas as escolas do município. “Aqui nós alinhamos as ações voltadas para segurança e prevenção, visando a melhoria do ambiente escolar. Nós analisamos todas as situações que ocorrem dentro da escola a fim de diferenciar atos de indisciplina de atos infracionais e orientamos de acordo com cada caso, de forma a contribuir na resolução dos problemas e diminuição dos casos de violências nas escolas”, ressaltou o secretário.

O projeto que será desenvolvido no decorrer do ano letivo e terá várias etapas. Uma delas consiste na elaboração do “Mapa da Violência”, o qual será objeto de análise, ampliação e debate com os órgãos parceiros e com a própria comunidade escolar, visando à construção coletiva e progressiva de uma cultura de paz no ambiente educacional. Outra etapa é o diagnóstico, onde cada parceiro irá traçar as ações e as estratégias adequadas a cada comunidade escolar.

Metas - Promover a qualificação das relações interpessoais no ambiente escolar é uma das metas do Plano de Ação. Outras são: Fomentar a cultura do diálogo como instrumento de resolução pacífica de conflitos, bem como subsidiar as Equipes Gestoras das Unidades Escolares na elaboração e implementação de ações e estratégias coletivas voltadas ao fortalecimento da convivência harmoniosa, do respeito mútuo e da promoção da Segurança Escolar.

O alinhamento das ações visa o público alvo das escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé, Ensino Fundamental II (escolas do 6º ao 9º ano).

_____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 11/06/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Academia Macaense de Letras dá posse a novos associados

Os novos associados benfeitores poderão se candidatar a sócios acadêmicos... Em cerimônia oficial realizada na Lyra dos Conspiradores, dez a...