Impasse entre prefeitura e servidores mantém greve na educação

Veja nesta edição: O impasse entre os servidores da Educação e a prefeitura gerou continuidade da greve; Há denúncias na Câmara sobre crianças fora das salas de aula por falta de auxiliares. Sávio Mussi pode ser vice na chapa do PL. E No quadro “Quem são eles e elas” você confere o perfil de mais 15 pré-candidatos. Vem comigo!

Impasse entre prefeitura e servidores mantém greve na educação

Após uma greve de 72 horas, os profissionais da Educação (Professores, ASGs, ASEs e Porteiros) e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), foram recebidos pelo prefeito Welberth Rezende, na segunda-feira (27). O encontro teve como principal pauta os índices de reajuste salarial e a definição de benefícios garantidos aos servidores municipais. A reivindicação dos profissionais da educação foi sobre reajuste salarial, atualização imediata do PCCV, recomposição das perdas salariais de 47,67% e outras questões importantes e urgentes...

 Impasse entre prefeitura e servidores da educação I

De acordo com a Prefeitura, o reajuste salarial de 3,69%, foi alinhado à inflação acumulada no ano e conforme a legislação municipal e federal. “A medida cumpre as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal e segue os limites estabelecidos para anos eleitorais”. No âmbito da educação, foram abordadas questões relacionadas ao uso dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e a revisão de benefícios para diversas categorias dentro da rede municipal de ensino, incluindo auxiliares de serviços gerais, escolares, porteiros e professores...

 Impasse entre prefeitura e servidores da educação II

Segundo o Sepe, a “categoria só recebeu não do prefeito às suas reivindicações e ainda ouviu que o ponto dos grevistas será cortado. Uma clara postura que visa desmobilizar a categoria”. O sindicato foi mais além: “Essa tentativa de frear o movimento é o reconhecimento de que a greve de 72 horas foi muito forte e denunciou à população macaense o quanto o prefeito não respeita os direitos dos servidores”.  Após 10 meses de espera, o secretariado que assessora o prefeito não apresentou nenhuma proposta sequer sobre as nossas perdas, sobre o PCCV ou sobre qualquer outra reivindicação da categoria.

Impasse entre prefeitura e servidores da educação III

Em nota nas redes sociais o Sepe disse que manterá a postura de greve. “Mesmo com o apelo dos profissionais, o prefeito reafirmou a decisão de cortar o ponto dos grevistas. Tão pouco se mostrou preocupado com a reposição dessas aulas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por isso a categoria resolve manter sua mobilização, greve por tempo indeterminado, iniciando no dia 4 de junho de 2024, para pressionar a prefeitura a negociar o pagamento das nossas perdas salariais e o cumprimento da lei quanto à atualização do PCCV”, finaliza a nota.

 Prefeito destaca as política públicas para os servidores

... Já com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (Sindiservi), a reunião teve um tom de anúncio de avanços que ocorreram nos últimos anos, para os quase 17 mil servidores municipais. O prefeito Welberth Rezende destacou algumas das políticas públicas já implementadas, tais como: o reconhecimento da união estável, regularização das categorias com vencimentos abaixo do piso salarial, abono anual, criação e implementação da Casa do Servidor oferecendo diversas terapias integrativas, atividades multifuncionais, de forma gratuita, em um único local. E mais: O pagamento de dois abonos no valor de R$ 2 mil cada; a atualização dos triênios, a adequação de cargos dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e adequação do vencimento base inicial dos cargos de Agente Comunitários de Saúde e de Agente de Combate às Endemias. O Auxílio Tecnológico Educacional para o desenvolvimento das atividades remotas e tecnológicas aos profissionais da educação e servidores das unidades escolares de R$ 3.500 também foram algumas das políticas implementadas, entre outras.

Vereadores denunciam: falta de auxiliares deixa crianças fora da escola

Durante a sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé, os vereadores voltaram a pedir a contratação de mais Auxiliares de Serviços Escolares (ASE) ao Executivo. A reivindicação foi feita por Guto Garcia (PDT) e recebeu o apoio do presidente Cesinha. Eles frisaram que 17 alunos com deficiência ainda frequentam o colégio em sistema de rodízio e outros 305 estudantes permanecem fora da sala de aula devido ao número insuficiente de auxiliares. A discussão teve início após Guto mencionar que o governo publicou a contratação de 20 ASEs no último final de semana. “A Educação vai priorizar os 17 alunos especiais que fazem rodízio, para que possam ir à escola todos os dias. Mesmo assim, estamos longe de resolver o problema, já que só para atender essa demanda, são necessários 25 novos profissionais”...

 Vereadores denunciam I

... Guto lembrou que não são apenas pessoas com deficiência (PcD) que necessitam de auxiliares. A educação infantil também precisa desse apoio, sobretudo as turmas com crianças de 2 e 3 anos de idade. “Cerca de 150 ASEs foram retirados da educação infantil para atender alunos especiais, deixando os professores sozinhos, sem qualquer auxílio, com turmas de 20 a 25 crianças nessa faixa etária”, relatou o parlamentar. Ele acrescentou que são necessários mais 200 profissionais. “Precisamos de 1.150 ASEs para atender 2.300 alunos especiais, além de devolvermos os 150 auxiliares que foram retirados da educação infantil”. Após requerimento verbal de Professor Michel (Cidadania), ficou decidido o convite do secretário de Educação, Robério Fernandes, para dar esclarecimentos sobre o assunto aos parlamentares, em data a ser agendada.

 Rapidinhas...

 

# Privilégios - De João Lemos, pré-candidato majoritário à prefeitura de Macaé pelo PL, nas redes sociais (instagram) – “É um privilégio poder contar com o Dr. @saviomussi, não apenas em termos técnicos, mas também como médico oncologista, ele traz uma contribuição valiosa. Além disso, como filiado de peso do @plmacae22rj sua experiência no setor público será fundamental para a construção da cidade em que acreditamos”. Olha, Savio Mussi é um dos nomes possíveis para vice na chapa do PL!!!

#Linha Expressa – Taí uma política de transporte positiva, oferecer uma Linha Expressa Lagomar x Parque de Tubos, com um trajeto diferenciado, para atender com mais agilidade e comodidade os usuários do transporte coletivo urbano. Essa linha de ônibus T23-Expressa começará a partir de segunda-feira (3 de junho), em horários específicos, para atender a demanda de quem mora no Lagomar, Jardim Franco, Ajuda de Cima, Virgem Santa, entre outros, e segue para os Cavaleiros, região das Firmas e Parque de Tubos.

# Cuidado com as Fakes - Atenção: É FAKE a imagem que mostra helicóptero da Havan resgatando pessoas;  é FAKE que Portugal tenha acusado o Brasil de rejeitar ajuda e também é FAKE que Israel enviou 40 aeronaves para o Rio Grande do Sul...


Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé:

Quem são eles e elas...

 

Dando prosseguimento ao espaço que oferecemos ao nosso leitor, eleitor de conhecer quem são eles e elas dispostos a lutar por Macaé, no âmbito do poder legislativo a partir da eleição deste ano, seguem os perfis de 15 pré-candidatos e seus partidos políticos. 


FEDERAÇÃO PSOL/REDE

Livia Sá

Profissão: Enfermeira e consultora internacional de amamentação.

Bandeira: Defesa da amamentação, do banco de leite humano, combate à violência obstétrica e demais causas relacionada à saúde da mulher.

Dr. Luiz Carlos

Profissão: Médico da família e da comunidade, ex-secretário de Atenção Básica.

Bandeira: Defesa do SUS, da atenção básica, da saúde pública e combate às desigualdades e extrema pobreza. Luta por mais acesso à saúde.

MDB

Rosana do Postinho

Profissão: Graduanda em Serviço social pela UFF e Técnica em agente comunitária de saúde. Presidente do núcleo Afro do MDB.

Bandeira: Lutar sempre por famílias fortalecidas, edificadas com igualdade social e racial.

Eliete Moura

Profissão: Atendimento ao público na área de Desenvolvimento Social

Bandeira: Minha luta é pelas pessoas que vejo no dia a dia do trabalho, são os idosos, autistas e todos que precisam de ajuda!

REPUBLICANOS

Denis Madureira

Profissão: Técnico de planejamento offshore. Ex-secretário de Qualificação Profissional.

Bandeira: Qualificação profissional gratuita e de qualidade. Em três anos proporcionou capacitação profissional para mais de 10 mil cidadãos de Macaé, nas mais diversas áreas do mercado trabalho: offshore, saúde, beleza, gestão e outras. Tem como destaque durante a sua gestão, a oferta inédita de seis mil vagas para os cursos de Salvatagem e Huet, uma iniciativa nunca antes vista na cidade.

 PDT

Marcia Figueiredo

Profissão: Fotógrafa.

Bandeira: Na luta pelas causas ambientais.

Zezé Girassol

Profissão: Comerciante/autônoma. Trabalho como acompanhante de idoso e doméstica. Bandeira: Lutarei pelo reconhecimento das domésticas e pelos direitos dos idosos.

 


PL

Flavio  Two

Profissão: Empresário do ramo Offshore. Estou nas comunidades diariamente para ajudar todos no que eu posso.

Bandeira: Inclusão Social para todos.

Simone Soares

Profissão: Tecnica em contabilidade e Formada em História.

Bandeira: Sou Conselheira cristã, conservadora e de direita, em defesa da vida desde sua concepção. Não à liberação das drogas e ideologia de gênero. Defendo os direitos das mulheres e crianças, com projetos para educação e valorização da família.

Diuliani Machado

Profissão: Contadora, estudante de Direito e cursando pós-graduação em docência em ensino superior. Fundadora e gestora do Projeto Acreditar em Macaé, trabalho com capacitação de Jovens para o mercado de trabalho já três anos.

Bandeira: Levanto a bandeira do empreendedorismo e dos jovens que buscam o primeiro emprego.

 

SOLIDARIEDADE

Dr. Marlone

Profissão: Médico. Diretor médico em clínica de exames

Bandeira: Cuidar da saúde associada ao esporte; Plano de apoio a saúde do idoso em especial e fortalecer a saúde preventiva nos bairros de periferia.

Simone Almeida

Profissão: Técnica em vigilância da saúde. Servidora municipal da Atenção Básica.

Bandeira: Como macaense e usuária dos serviços públicos luta por mais acesso à saúde e educação. Mãe de autista, sua luta é também pelos PcDs de forma geral e outros transtornos e síndromes que afetam as pessoas e suas famílias, especificamente a mãe atípica e por uma Macaé mais justa e igualitária!

Leonardo Cultura

Profissão: Administrador, com 22 anos na área pública em cargos de coordenação (Macaé Cidadão, Centro de Convenções, Conselho Tutelar, Cras Barra e Visconde e do Centro Pop). Produtor teatral.

Bandeira: Fazer funcionar os serviço público em todas as áreas.


PSB

Mariah Carvalho

Profissão: Publicitária autônoma, gestora de mídias sociais e tráfego pago.

Bandeira: Minhas “bandeiras” são projetos para juventude, eventos culturais e musicais para todos os bairros, turismo ecológico e cultural para fomentar a economia da cidade, trazendo turistas para conhecer nossos pontos turísticos, ocupar nossa rede hoteleira e conhecer os restaurantes e comércios locais.

Joelson Nunes

Profissão: Sindicalista de Carreira. Foi tesoureiro do SINTPICC - Sindicato dos Trabalhadores de Pintura Industrial e Construção Civil de Macaé; presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços  Gerais  Onshore e Offshore e do Centro de Desenvolvimento  Social Convida; e representante do Sindicato  dos Trabalhadores Domésticos de Macaé.

Bandeira: A Força do Trabalhador – lutar sempre pelos direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores.


PODEMOS

Eron Silvino

Profissão: Especializado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Cursando Direito. Líder comunitário atuante, residente e domiciliado no bairro Malvinas. Já foi Assessor parlamentar na câmara municipal de Macaé. Concorreu nas eleições de 2016 para vereador obtendo 900 votos, ficando na segunda suplência (PTC), e em 2020, obteve 1.811 votos pelo (PSD), ficando na primeira suplência, sendo o nono candidato mais votado.

Bandeira: Utilizar a política como um meio de modificar e melhorar a vidas das pessoas, em especial a classe mais pobre. Lutar por Educação para todos e Creches para crianças de 0 a seis meses e mais Universidades. Na Saúde, buscar o Programa SUS Digital para aproximar os serviços de saúde dos cidadãos, promovendo inclusão e respeito à diversidade cultural, entre outras.

 # As informações para este Blog deverão ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com  e ou/  (22) 992775440 (WhatsApp Business).

 ____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 30/05/2024. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bastidores da política entra em recesso

Assim como há o recesso forense, o recesso parlamentar e outros, este Blog “Nos Bastidores da Política”, a partir de agora, entra em recesso...