Disputa eleitoral 2024 já movimenta bastidores políticos em Macaé

No próximo ano (2024), todos os eleitores deverão voltar às urnas para escolher os representantes nas eleições municipais, que elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O pleito é definido pelo TSE e em geral, o primeiro turno é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. O segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27. Macaé, começa a se posicionar movimentando os bastidores políticos e a oposição ao atual governo já lançou pré-candidatura... Vem comigo ver o panorama local.

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos I

Diferente do que divulgamos no último mês de abril sobre a exoneração de Chico Machado, da Segov para retomar o mandato na Alerj, como um forte sinal de uma possível candidatura à Prefeitura de Macaé em 2024 e em oposição a atual gestão, corrigimos nesta nota, baseados na participação do deputado em eventos macaenses, sempre ao lado do prefeito Welberth Rezende (Cidadania). Diante disso, há indícios de união e apoio à pré-candidatura de reeleição do atual prefeito...

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos II

... Com obras por toda parte e o marketing publicitário a toda prova, o prefeito Welberth Rezende, já atraiu para seu grupo o ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), que tem sido visto em eventos ao lado dele. Outros dois políticos de Macaé, que batiam em sua administração - os  ex-vereadores Robson Oliveira (PSD) e Julinho do Aeroporto, agora estão ao seu lado, após receberam cargos de coordenação, um da melhor idade e outro do cemitério, respectivamente.

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos III

... Pré-candidatura essa que, recentemente, ganhou mais um apoio: o da direção do Partido Solidariedade e de seus pré-candidatos a vereador da legenda. Num colóquio mantido entre eles, o Solidariedade reforçou o compromisso em apoiar a reeleição do atual prefeito. Presentes no encontro Solidariedade X Cidadania, estiveram o ex-vereador Maxwell Vaz, o vereador Paulista, Vicente da Fox, Wellington Mendes, Simone Almeida, Magda e Márcio Machado...

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos IV

A probabilidade de formação de uma frente de oposição é certa. O Extra da Globo (online) do último dia 3, divulgou a seguinte nota: “PT estuda nomes para a prefeitura de Campos e Macaé”, destacando a deputada Carla Machado, para a sucessão de Wladimir Garotinho e que “em Macaé, a disputa deveria ficar polarizada. De um lado, o prefeito Welberth Rezende, que apoiou Jair Bolsonaro e tenta a reeleição pelo Cidadania. Do outro, o ex-prefeito Doutor Aluízio (PSD), que apoiou Lula e convidou o PT para a vice... A conferir, a turma tem trabalhado por uma parceria entre PT e PSD nos dois maiores colégios eleitorais do Norte Fluminense. Cada partido, com a cabeça de chapa em uma cidade”. Bem, vamos ver como irá se desenrolar a composição opositora que poderá contar ainda com o apoio do empresário Silvinho Lopes e do ex-deputado Felício Laterça (Progressista). O ex-vereador Marcel Silvano (PT), que teve na última eleição, 12 mil votos para deputado estadual, tem defendido uma frente para derrotar o atual prefeito, “com critérios, linhas programáticas bem definidas e evitando erros do passado”, diz Silvano.

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos V

Dizendo-se inconformado com as mesmas políticas, os mesmos contratos e com o achatamento da população, o ex-vereador e ex-vice prefeito Danilo Funke (PSD), anunciou nesta semana, na rede Instagram, sua disposição de pleitear uma pré-candidatura à Prefeitura de Macaé. Ele diz que tomou a decisão política de contribuir com a cidade e encaminhou ao partido sua decisão de disputar a prefeitura em 2024. Funke coloca-se como representante dos servidores municipais e da população carente que não se sente representada no atual governo e que precisa ter voz. “O que se vê atualmente, são todos os 17 vereadores do lado do prefeito com cargos no governo e nenhuma crítica e uma Prefeitura com mais de 4 bilhões de orçamento e só elogios, e nenhum erro?”, assinala.

Disputa eleitoral movimenta bastidores políticos VI

Nas redes sociais, o ex-vereador Igor Sardinha (PT), notificou uma reunião mantida no último dia 28, entre os dirigentes municipais dos diretórios macaenses do PT, PV e PC do B, partidos estes que juntos formam uma federação, visando preparar e organizar o grupo político para as eleições municipais do ano que vem. Sardinha fez um alerta acerca das filiações: “Dentre as deliberações, merece destaque a decisão de que não serão aceitos eventuais pedidos de filiação, em qualquer dos partidos que compõem a federação, de agentes políticos detentores de mandato na cidade. A luta continua!”. Fecha aspas.

______________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 09/06/2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro incentiva mulheres a ocuparem espaços de poder e decisão

Na retrô desta semana trazemos a discussão entre mulheres promovida pela Câmara Municipal, requerimentos pedindo capoeira e artes marciais n...