Ex-prefeito de Macaé é condenado pelo MPRJ por esquema de rachadinha

Sabemos como prefeitos (as) e vereadores (as) são eleitos? Ainda é notório que o MPRJ condenou ex-prefeito de Macaé por esquema de rachadinha; e-Título não deixe para a última hora... Estas são algumas NOTAS desta edição, somadas com o espaço “De olho no calendário eleitoral 2024”. Vem comigo!

 Como prefeitos e vereadores são eleitos I

Uma das diferenças entre esses cargos está na forma pela qual as candidatas e os candidatos são eleitos. A eleição para prefeita ou prefeito ocorre pelo sistema majoritário de votação, que também é aplicado para a escolha dos ocupantes dos cargos de presidente da República, de governador e de senador. Em municípios com mais ou menos 200 mil eleitores, a escolha do titular da prefeitura pode ser feita em dois turnos, se uma candidata ou um candidato não alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno para se eleger...

 Como prefeitos e vereadores são eleitos II

... Nesse caso, disputam o segundo turno os dois candidatos mais votados na primeira etapa. Nos municípios com eleitorado abaixo desse número, conquista a prefeitura quem obtém o maior número de votos válidos no primeiro turno. Já a eleição para vereadora ou vereador ocorre pelo sistema proporcional. Isso significa que, nem sempre, os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação.

 

MPRJ condena ex-prefeito por esquema de rachadinha I

Ainda é notório o fato que na última sexta-feira (21), o MPRJ condenou o ex-prefeito, Aluizio dos Santos e o vereador de Macaé, José Franco de Muros (Zé Prestes), por improbidade administrativa. Com a decisão, o ex-prefeito tem seus direitos políticos suspensos por 14 anos e Zé Prestes, além da suspensão dos direitos políticos por igual prazo, perde a função de vereador. Os réus foram condenados, ainda, ao pagamento de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) a título de dano moral coletivo, uma vez que foram violados direitos extrapatrimoniais da sociedade macaense. 

 MPRJ condena ex-prefeito por esquema de rachadinha II

É preciso deixar registrado que o MPRJ demonstrou a participação do ex-prefeito no esquema de "rachadinha" operado pelo então secretário municipal de Agroeconomia, Alcenir Maia Costa, e pelo vereador José Franco de Muros, na referida secretaria. De acordo com as investigações, Aluízio dos Santos teria assegurado ao vereador ingerência sobre a secretaria Municipal de Agroeconomia, em troca de apoio político na Câmara. Ou seja, os cargos de livre nomeação seriam preenchidos por indicação do vereador que, em contrapartida, votaria em conformidade com os interesses de Aluízio. O fato é que, com troca de favores,  nomeações e rachadinhas, a imagem do ex-prefeito e atual pré-candidato majoritário à prefeitura de Macaé está desgastada. Ele terá que correr atrás do prejuízo ou de recurso se couber...

 

E-Título I

Estamos a quase 100 dias das Eleições 2024. Para votar, é preciso apenas um documento com foto, e o e-Título, se devidamente atualizado, é suficiente para você se identificar no pleito. O aplicativo móvel da Justiça Eleitoral funciona como uma versão digital do título de eleitor, além de garantir que seus dados estejam sempre disponíveis e seguros. Se você ainda não tem o app, faça logo o download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

 E-Título II

Não deixe para última hora. Saiba como acessar: Assim que baixar o aplicativo no seu telefone ou tablet, basta preencher os dados solicitados – nome, data de nascimento, CPF e, se constar, nomes dos pais. Mas, atenção, as informações precisam ser exatamente iguais às que estão no cadastro eleitoral. Se houver o preenchimento de alguma informação diferente daquela lançada no cadastro, o sistema não validará e não liberará o e-Título. Também é possível preencher os dados de maneira automática, por meio da leitura do QR Code do título de eleitor em papel comum.

 Mesário como um trabalho voluntário

Para se voluntariar como mesária ou mesário, o processo é simples: acesse o Canal do Mesário e confira o passo a passo para inscrição. Vale lembrar que só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que o seu título de eleitor está cadastrado. O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. Só não podem concorrer a mesária ou mesário: candidatos, candidatas e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

 

Conferência Municipal das Cidades

A 6ª Conferência Municipal das Cidades, acontece em Macaé nos dias 3 e 4 de julho, na Cidade Universitária, auditório Cláudio Ulpiano (bloco A). O tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O evento visa indicar prioridades de atuação à administração municipal e ao Ministério das Cidades e tem a finalidade de propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta. Serão debatidos os seguintes eixos: Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas; Gestão Estratégica e financiamentos; Grandes temas transversais. O que se espera é que as propostas impactem diretamente na transformação positiva da realidade de Macaé.

Rapidinhas....

 

Produção sustentável na Serra - Os produtores familiares do Sana, distrito da região serrana de Macaé, têm sido beneficiados com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), promovido pela empresa Ocyan e Fundação Norberto Odebrecht. Trata-se do uso de tecnologias que auxiliam os produtores a diversificarem seus cultivos agrícolas e a manejá-los em respeito ao meio ambiente. Além de fornecerem assistência técnica e capacitações as empresas têm impulsionado o aumento de suas rendas, demonstrando novos métodos de escoamento e comercialização dos seus produtos, favorecendo oito comunidades de 27 famílias, com quase 100 pessoas impactadas.

Projeto Norbra promove curso pioneiro de saúde integrada - A parceria entre os Institutos NUPEM/UFRJ, Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Universidade de Stavanger (Noruega), através do projeto Norbra (Noruega-Brasil) está promovendo nesta semana, o curso pioneiro sobre o conceito "One Health, One World", (no Brasil, Uma só saúde). A iniciativa reúne no auditório do Nupem, 32 alunos de diversas nacionalidades, incluindo noruegueses, paquistaneses, italianos e alemães e estudantes das cinco regiões do Brasil e prevê o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que respondam aos complexos desafios globais de saúde e sustentabilidade que enfrentamos hoje.

Maconha: Fixada em 40g diferencia usuário de traficante - O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou um critério para diferenciar usuário de traficante: 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A Corte já havia decidido que não é crime o porte da substância para consumo pessoal. A regra deve prevalecer até que o Congresso estabeleça novos critérios...

  

De olho no calendário eleitoral 2024

 # Restrição – Atenção, a partir do dia 6 de julho, os pré-candidatos (as) às eleições de 2024, não podem mais participar de inaugurações de obras públicas e a propaganda institucional fica restrita.

# Convenções partidárias - O período de 20 de julho a 5 de agosto é destinado para realização das convenções dos partidos e das federações.

# Prestação de contas I – Termina neste domingo (30) o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral as respectivas prestações de contas anuais relativas ao exercício financeiro de 2023. A medida é obrigatória a todas as legendas que tiveram vigência durante algum período do ano passado, mesmo que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos...

# Prestação de contas II - Os partidos devem elaborar a documentação por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificando a origem dos valores recebidos, detalhando as despesas efetuadas e comprovando a aplicação de recursos públicos. A finalidade é dar publicidade à origem das receitas e à destinação das despesas das agremiações partidárias brasileiras.

# Informações para este Blog – Podem ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com  e ou/  (22) 992775440 (WhatsApp Business).

 ____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 27/06/2024. 

Órgãos de segurança garantem banir fakenews nas eleições deste ano

Polícias civil/federal e o MP garantem banir fakenews nas eleições deste ano; PSOL publica nota de insatisfação ao governo municipal por causa da greve da educação; PT tem prazo para registrar chapa. Estas são as notas de destaque… Nesta edição, suprimimos  o quadro Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé “Quem são eles e elas”, abrindo espaço para “De olho no calendário eleitoral 2024”. Vem comigo!

 Fakenews serão banidas nas eleições

Quem disse foi o Delegado da 123a DP, Pedro Emílio Braga, no Grande Expediente da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (18). Segundo o delegado, a Polícia Civil atuará com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) contra as notícias falsas nas eleições municipais. “Já está ocorrendo um planejamento para a recepção de denúncias, investigação e repressão. Será desenvolvido um protocolo específico para o período eleitoral, e contaremos com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática”, disse. Além das fakenews (destaque da semana), outros assuntos foram abordados na ocasião, com os parlamentares, tais como: violência doméstica, racismo e intolerância religiosa...

Redução da criminalidade em Macaé

...No que tange às ações ligadas às crianças. Braga afirmou que a Polícia Civil só pode agir sobre os efeitos de uma situação social que propicia o envolvimento delas com a criminalidade. “Mas temos uma parceria com a secretaria de Educação, o MP e a Guarda Municipal, com transmissão de informações, que tem gerado um ecossistema de maior segurança”, respondeu. Sobre a repressão ao racismo e à intolerância, o delegado anunciou o funcionamento da Delegacia de Combate aos Crimes de Racismo e Intolerância Religiosa, até o ano que vem. Ele afirmou que nos últimos 18 meses, a Polícia Civil reduziu muito o número de homicídios, além de roubos de rua, de veículos e de carga, que são os quatro tipos que medem a criminalidade numa cidade.

PSOL reitera sua posição sobre a greve da educação
O Diretório Municipal do PSOL Macaé, publicou nas redes sociais, nesta semana, sua posição relacionada à greve dos professores: “Insatisfação ao governo municipal, pelo desrespeito aos servidores públicos e uso de estratégias de marketing para ocultar as reais condições das políticas públicas na cidade... Por ineficiência e opressão do atual governo municipal, que tem enfrentado greves históricas dos profissionais da educação pelo segundo ano consecutivo, com mobilização expressiva e apoio da opinião pública”, diz o manifesto.

PSOL reitera sua posição I

Segundo a nota, a última greve, que durou 10 dias e foi interrompida por decisão liminar, ou seja, não de mérito da questão, terá uma audiência de conciliação no próximo dia 26. O PSOL acusa que “a aliança com os vereadores permite que o prefeito governe mascarando os muitos problemas em áreas como saúde e educação”. A nota afirma ainda que “... aliado ao seu projeto de poder, conta com todos os vereadores que, ao não aprofundarem o debate e fiscalizarem o executivo, permitem que o prefeito governe mascarando os muitos problemas em áreas como saúde, educação, assistência social, saneamento, emergência climática e mobilidade”, fecha aspas...

PSOL reitera sua posição II
Dizendo-se em desconforto e constrangimento, o partido questiona a postura da vereadora Iza Vicente, que integra a Federação Municipal Rede/PSOL. “Sua ausência no apoio à greve histórica e falta de mediação entre os trabalhadores e o governo municipal revelam uma grave violação dos princípios do PSOL, que defende os servidores públicos municipais, uma educação pública de qualidade e a defesa da valorização profissional.

Prefeitura diz que reajuste salarial maior que o oferecido é ilegal

A Prefeitura também emitiu nota oficial acerca da greve dizendo que “respeita o direito de manifestação dos servidores, endossa que sempre esteve aberta ao diálogo com todas as categorias e reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a busca por melhorias nas condições de trabalho”. Durante a nota a Prefeitura se colocou à disposição para conversa após mobilização e relatou as ações realizadas. O informe diz ainda, que foi concedido reajuste acima da inflação em todos os anos permitidos por lei após seis anos sem reajuste. E que, em 2024, por se tratar de ano eleitoral, a legislação permite somente reajuste de acordo com a inflação. Por esse motivo, o índice de reajuste salarial maior que o oferecido (3,69%)  seria ilegal por conta do ano eleitoral. Frisa ainda, que foram concedidos dois abonos salariais, aumento nos tickets alimentação e refeição e auxílio financeiro tecnológico.

 Rapidinhas…

#Autismo em ordem crescente I – A prevalência de pessoas com autismo (Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando progressivamente ao longo dos anos. O Estados Unidos aponta que 1 em cada 36 crianças foi identificada com TEA em 2020, revelando que há um crescimento ao longo das décadas passadas. No Brasil, há cerca de 4,84 milhões de pessoas autistas. O autismo é uma condição neurológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Sua denominação “espectro” decorre da vasta gama de sintomas e intensidades com que pode se manifestar, variando de leves a graves.

#PT têm prazo para registrar chapa na Candidate-se - A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou recentemente, a resolução que determina a data de 30 de junho para que as instâncias municipais registrem a composição das chapas proporcionais e majoritárias, aprovadas pelos respectivos diretórios ou pelos Encontros Municipais, na plataforma Candidate-se! A direção nacional do PT alerta, no documento, que as pré-candidaturas nos municípios que não cumprirem o calendário acima estarão sujeitas a ter seu registro indeferido pelas Executivas Estaduais e Nacional do PT.

# Do prefeito Welberth Rezende nas redes sociais – “Somos a melhor cidade em governança, eficiência fiscal e transparência, de acordo com prêmio Band Cidades Excelentes. Também estamos entre os três municípios do Estado com a melhor infraestrutura e mobilidade urbana, e também com os melhores índices gerais avaliados pelo Instituto Aquila. São resultados que representam o nosso respeito e compromisso em trabalhar todos os dias para melhor a qualidade de vida da nossa população!”.

# Do pré-candidato majoritário à Prefeitura de Macaé, João Lemos, do PL - “O presente pode ser deles, mas o futuro será nosso!”.

# Canal do Mesário – Já conhece o canal do mesário? A página reúne informações sobre essa importante função para a democracia. No site, é possível encontrar conteúdos tanto para quem deseja ser mesário voluntário quanto para quem já foi convocado. É só seguir: https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html


De olho no calendário eleitoral 2024

 Atenção, o próximo dia 30 de junho é a data a partir da qual pré-candidatos não podem apresentar, comentar ou transmitir seus programas de TV ou Rádio. Na sequência, as datas importantes do mês de julho: 

ü Dia 05 - Data a partir da qual, desde que em curso o período de 15 (quinze) dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha de candidatas e candidatos em convenção, é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, devendo a propaganda ser removida imediatamente após a convenção;

ü Dia 06 - Pré-Candidatos (as) não podem mais participar de inaugurações de obras públicas e a propaganda institucional fica restrita;

ü Dia 20 - A partir de agora, poderá haver a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos e candidatas. A partir desta data é assegurado o exercício do direito de resposta à candidata, ao candidato, ao partido político, à federação de partidos ou à coligação atingidos(as), ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

ü  O dia 20 também permite a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatas e candidatos e de partidos políticos desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ da candidata ou do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

    .............

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com  e ou/  (22) 992775440 (WhatsApp Business).

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 20/06/2024. 

Ano eleitoral e a escolha dos agentes públicos

 

Em ano eleitoral sabemos qual é a função dos agentes públicos e o que faz um prefeito e um vereador? Reforma da Praça Veríssimo em banho-maria... Estas são as NOTAS de destaques da semana. Veja ainda o quadro “Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé: “Quem são eles e elas”... Vem comigo!

Sabemos qual é a exata função de um prefeito e de um vereador?

Faltam menos de quatro meses para as Eleições Municipais 2024, em que serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país. A pessoa que ocupa o cargo de prefeito ou prefeita é o (a) chefe do Poder Executivo Municipal, a quem cabe a administração da cidade. Já o vereador integra o Poder Legislativo da localidade e é responsável por representar a sociedade na elaboração de projetos de lei e na fiscalização das ações da prefeitura. Será que sabemos quais são as atribuições desses agentes públicos? 

Responsabilidades do prefeito ou prefeita I

... Vamos lá, o prefeito ou a prefeita tem a responsabilidade de desenvolver funções sociais de um município e garantir o bem-estar de seus habitantes por meio de ações como: organizar os serviços públicos; proteger o patrimônio histórico-cultural do município; garantir o transporte público e a organização do trânsito; pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico; implementar e manter em boas condições de funcionamento os postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças... 

Responsabilidades do prefeito ou prefeita II

... Além disso, como agente público o prefeito ou a prefeita deve  arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma possível e atender a comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios, entre outras coisas... Como poder executivo deve também promover o desenvolvimento e o ordenamento territorial; buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa e apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além da sanção ou vedação de projetos de lei aprovados pelo Poder Legislativo da cidade. 

O papel do vereador I

O papel da vereadora ou do vereador é, principalmente, o de propor, analisar, votar e aprovar leis e alterações às diretrizes municipais já existentes, de modo a melhorar a vida das pessoas residentes na localidade. Para isso, deve estar disponível para ouvir a sociedade, conhecer os problemas da população e buscar soluções possíveis dentro da esfera municipal. O ocupante do cargo de vereador também detém a função fiscalizadora. Cabe a ele acompanhar a administração municipal, principalmente, na supervisão de projetos, programas e ações da prefeitura. A vereadora ou o vereador deve avaliar aspectos como o cumprimento da lei e do orçamento, bem como a boa aplicação e gestão dos recursos públicos... 

O papel do vereador II

...Além da atribuição de fiscalizar, esse parlamentar também pode colaborar com o Poder Executivo local, por meio da discussão de políticas públicas a serem implantadas no município. Por fim, a vereadora ou o vereador tem o dever de apreciar as contas públicas e apurar infrações político administrativas por parte da prefeita ou do prefeito e dos próprios membros da Câmara Legislativa municipal. 

Rapidinhas... 

# Conferência das Cidades – Vem aí a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece nos dias 3 e 4 de julho, na Cidade Universitária, auditório Cláudio Ulpiano (bloco A), com o objetivo de propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta. O tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. É preciso participar e discutir o que queremos para nossa cidade!

# Reforma da praça em banho-maria – A revitalização da Praça Veríssimo de Mello, que começou recente, será feita em oito meses, isso porque a execução da obra vai ser feita por trechos. Em banho-maria ou não, o certo é que, de acordo com os responsáveis, a reforma atinge o piso, cria novos espaços e áreas de estar, pintura e limpeza de todo gradil no entorno. O projeto prevê ainda, replantio de grama nos canteiros e a manutenção das árvores existentes, entre outras ações. Olha essa praça é o cartão-postal de Macaé, por isso deveriam acelerar sua reforma...

 

Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé:

“Quem são eles e elas”

Dando prosseguimento com o espaço que oferecemos ao nosso leitor, eleitor de conhecer quem são eles e elas dispostos a lutar por Macaé, no âmbito do poder legislativo, a partir da eleição deste ano, seguem mais 12 perfis pré-candidatos e seus partidos políticos.

 

MDB

Manu Rezende

Atividade: Estudante de Direito e Presidente do MDB Jovem Macaé.

Bandeira: Incentivar o empreendedorismo feminino, acolhimento ao primeiro emprego, juventude com protagonismo e voz. Inovar, empreender e acolher!

Rafael da Postura

Profissão: Servidor público, fiscal de posturas e professor de matemática.

Bandeira: Acreditamos numa Macaé em que a população desfrute de toda a riqueza gerada em nossa cidade, com uma educação pública integral e inclusiva, que cuide da saúde primária e efetiva, que invista em sustentabilidade e energias renováveis e que fortaleça a economia local e popular.

Juninho Figueiró

Profissão: Sou comerciante local em Córrego do Ouro.

Bandeira: Luto pelo desenvolvimento social da nossa região, pelo turismo de qualidade, por nossos jovens para que tenham qualificação profissional e possam entrar no mercado de trabalho. Luto pelos motoristas de app de nossa cidade.

 

PRD

Tiago Silva

Profissão: microempreendedor ramo de Blindex.

Bandeira: Lutar por mais igualdade social e oportunidades a todos. Desenvolver projetos na área da saúde, educação, esporte, lazer e para adolescentes e idosos. Valorizar os professores e os profissionais da educação, propondo um ensino em tempo integral, focado no esporte e em oficinas profissionalizante.

 

PL

Jeferson Ribeiro

Profissão: Como filho de pescador, atuei na pesca artesanal. Trabalhei no transporte marítimo (ramo offshore). Hoje sou microempreendedor do transporte executivo de passageiros (Uber) e logística. Sou líder comunitário, presidente da associação de moradores em dois mandatos. A frente da associação de moradores venho lutando por melhorias no bairro durante meu mandato.

Bandeira: Quero defender melhorias para pessoas com TEA (transtorno do espectro autista), buscando saúde, educação e transporte público.

Michele Madureira

Profissão: Professora formada. Atualmente, trabalho na parte administrativa de um condomínio há seis anos.

Bandeira: Uma educação de qualidade, com alunos estudando próximo de suas residências; trabalhar mais a prática de esportes, na prevenção e combate à violência contra mulheres, crianças e idosos e animais. Fortalecer as redes de apoio às vítimas de violência, como serviços de assistência psicológica e jurídica. Como mãe de um filho que enfrenta problemas de visão, sou comprometida em lutar pela causa da doação de órgãos, com campanhas que visem salvar vidas e transformar destinos.

 

AVANTE

Cosme Machado

Profissão: Técnico de segurança do trabalho e de enfermagem especializada do trabalho. Atualmente, sou plataformista em uma sonda de perfuração de poços de petróleo. Trabalho também no Hospital de Olhos.

Bandeira: Educação, Saúde. Lutar pela causa do idoso e da mulher.

Silvana Barbosa

Profissão: Formada em Administração de empresas. Exerço a função de administradora. Sou protetora voluntária na comunidade onde moro (Nova Holanda).

Bandeira: Causa animal nas comunidades e bairros de Macaé.

Pastor Bruno

Profissão: Pastor e líder comunitário. Trabalho na Ong Jerusalém, que socorre animais feridos e acidentados.

Bandeira: Ong de socorro aos animais de grande porte, cavalos e bois acidentados. Fazer obras de inclusão social.

Pablo Barcelos

Profissão: Motorista de aplicativo.

Bandeira: Vou lutar para que pessoas que estão em tratamento oncológico possam se tratar aqui em Macaé, trazendo para o município um hospital de porte e público para todas as pessoas que estão em tratamento oncológico.

Washington Santana

Profissão: Vigilante.

Bandeira: Luto pelo real Desenvolvimento de Macaé: estrutural, humano, ecológico e sustentável. Lembrando que a sustentabilidade não é só ecológica, mas, humana também e traz princípios, como a ética, disciplina, transparência, relacionamento fiel com os cidadãos.

Isabel da Carroça

Profissão: Carroceira mulher e mãe.

Bandeira: Defender a causa social da minha comunidade e lutar pelas minhas crianças  e adolescentes. Minha bandeira é trazer melhorias para a minha e todas as comunidades de Macaé. Sou defensora dos idosos e gestantes e luto pelo respeito ao próximo e felicidades para todos.

.............

 

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com  e ou/  (22) 992775440 (WhatsApp Business).

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 13/06/2024.


Mais de 182 mil eleitores estão aptos a votar em Macaé

Macaé já sabe o número exato de eleitores para o pleito deste ano; Começou a campanha de incentivo ao mesário voluntário e seus benefícios e nas Rapidinhas, o Dia Mundial do Meio Ambiente é para refletir. Estas são as NOTAS são os destaques da semana. No quadro  “Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé: Quem são eles e elas” você confere o perfil de mais 14 pré-candidatos proporcionais. Vem comigo!

 Com mais de 182 mil eleitores Macaé irá eleger seus candidatos

São exatos 182.611 eleitores aptos para votar, Macaé está pronta para eleger seus candidatos majoritários e proporcionais no próximo dia 6 de outubro. A informação é da Justiça Eleitoral, através da 109ª Zona/RJ que conferiu, após o período de cadastramento eleitoral e regularização de títulos, a estatística do eleitorado macaense deste ano. Nos 80 locais de votação (48 da 109ª Zona e 32 da 254ª Zona), as 551 seções distribuídas na cidade (305 da 109ª e 246 da 254ª) irão receber os 182.611 eleitores aptos a votar. São 95.555 eleitores da 109ª e 87.056 da 254ª Zonas Eleitorais. Os dados da 109ª Zona Eleitoral apontam ainda, 19.226 títulos cancelados e 913 suspensos nas duas Zonas.

 Serviços cartoriais eleitorais...

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 109ª Zona Eleitoral Município de Macaé, William Marchiote, além das funções administrativas de preparação a uma eleição, de atendimento ao público e de fazer a triagem e levantamento de dados, entre os serviços prestados, estão aqueles oferecidos aos partidos políticos, que enviam aos cartórios a relação com todos os filiados das legendas. “Os serviços são os mais diversos possíveis: vão desde o alistamento eleitoral, revisão dos dados pessoais, transferência de domicílio eleitoral e certidões até a emissão de nada consta (ou quitação eleitoral) e a certidão de crimes eleitorais.  Agora, em 2024 esse trabalho ganha mais relevância quando são responsáveis por operacionalizar uma eleição, lacrando as urnas e oferecendo todo o treinamento aos mesários que atuarão no dia do pleito”, destacou.


Justiça Eleitoral lança campanha de incentivo ao mesário voluntário

"Todo mundo tem um talento especial para ser mesária ou mesário. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer". Esse é o mote da nova campanha da Justiça Eleitoral, lançada em rede nacional de rádio e televisão para incentivar as pessoas a se inscreverem como mesárias e mesários voluntários. "Você pode ser a comunicativa, o atencioso, a prestativa, o detalhista. É colocando essas habilidades em prática que a gente faz a democracia acontecer”, informa o vídeo da campanha. Olha, o papel da mesária e do mesário é de extrema importância para a Justiça Eleitoral e de fato contribui para o fortalecimento da democracia...

Os benefícios de ser mesário

Além de colaborar com a Justiça Eleitoral e a própria democracia, as mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ter alguns benefícios pelo serviço prestado. O trabalho não é remunerado, mas os mesários (as) têm direito a: dois dias de folga por cada dia trabalhado; auxílio alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais; e vantagem no critério de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital. É importante registrar que as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Rapidinhas...

# Lançamento de candidaturas – Quem vai lançar pré-candidaturas  neste sábado (8), das 9h às 12h é o PSB, que tem à frente, o ex-vice prefeito Danilo Funke. O evento irá contar com a presença do Deputado Federal Eduardo Bandeira de Mello, filiado ao partido, no Rio de Janeiro. O local é a Rinha das Artes, onde serão lançados as pré-candidaturas majoritárias de Danilo Funke e Flávio para prefeito e vice, respectivamente e mais os pré-candidatos ao legislativo macaense.

#Novo secretário - O médico cardiologista Dr. Lucas Rodrigues assumiu nesta quarta-feira (5) o comando da secretaria Municipal de Saúde. Alexandre Cruz deixou o cargo de secretário de saúde para disputar a prefeitura da cidade de Nova Friburgo. O novo secretário é sócio da Vidacor, foi presidente do PL e atualmente, assumiu a presidência do MDB Macaé.

# Dia Mundial do Meio Ambiente I – Neste dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Prefeitura de Macaé, fazendo a sua parte, promoveu atividades lúdicas relacionadas à conservação do meio ambiente, com uma programação que segue durante a semana, tais como replantio de espécies frutíferas no Pomar Urbano de Imboassica e uma Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem, entre outras ações. E nós, o que estamos fazendo para a conservação ambiental?

# Dia Mundial do Meio Ambiente II – Antes, é preciso que saibamos que atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. A poluição ocorre de diversas formas, tais como do ar, atmosfera, águas, solos... Além disso há a degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária, entre outras... O aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo... Diante de tudo isso qual será o nosso papel?

# Dia Mundial do Meio Ambiente II – São sérios os problemas decorrentes das questões ambientais, como falta de água, aumento do preço dos alimentos, aumento da temperatura global, elevação dos níveis dos oceanos, dentre muitos outros. Precisamos praticar o desenvolvimento sustentável de forma planejada, aliando crescimento econômico e ambiental. Pra começar, que tal não poluir nossos mananciais? Cobrar dos governos o tratamento rigoroso do esgoto e sua implantação residencial e a recuperação de áreas onde as matas ciliares encontram-se degradas, acondicionar o lixo reciclando-o e cobrando uma coleta seletiva, entre outras...

Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé:

“Quem são eles e elas”

 

Prosseguindo com o espaço que oferecemos ao nosso leitor, eleitor de conhecer quem são eles e elas dispostos a lutar por Macaé, no âmbito do poder legislativo, a partir da eleição deste ano, seguem mais 14 perfis pré-candidatos e seus partidos políticos.

REPUBLICANOS

Marcio Machado

Profissão: Empresário no ramo de construção civil.

Bandeira: Saúde, educação de qualidade, dignidade para os motoristas. Essas são as bandeiras que vou defender sendo eleito.

PRD

Primo Macaé

Profissão: Representante comercial há 30 anos, macaense, mora na Ajuda e trabalha numa secretaria municipal – Esporte e Lazer.

Bandeira: Primeiro emprego, escolas com tempo integral e lutar por moradia para quem precisa.

Robinho Fernandes

Profissão: Técnico de Operações do ramo Offshore, há 10 anos.

Bandeira: Quero defender a causa dos TEA  (Transtorno espectro autista) e PcDs (Pessoas com Deficiência). Quero também representar a população cobrando eficiência do serviço público, fiscalizando os atos do executivo e legislando, ou seja, provendo leis que beneficiem a sociedade.

 PODEMOS

Luan Vilela

Profissão: Ex-gerente comercial. Cursando Administração Pública. Presidente da Juventude do Podemos Macaé. Cristão.

Bandeira: Lutar por oportunidades a todos, pelo desenvolvimento social e econômico de nossa cidade, através de cultura, esporte e lazer. Representar a juventude apresentando projetos que desenvolvam o conhecimento, integração e preparação para o mercado de trabalho. Lutar pelos direitos dos autistas e PcDs, crianças, adolescentes e idosos. Fiscalizar os órgãos públicos ajudando a garantir a transparência e a efetividade das políticas públicas em benefício da população.

MDB

Alan Oliveira 

Profissão: Policial Militar e ex-secretário de Ordem Pública de Macaé. 

Bandeira: Minha luta é pautada na constante melhoria da segurança pública de nossa cidade, buscando sempre inovação tecnológica e treinamento contínuo das forças de segurança, visando sempre o bem-estar da população macaense.

Leones Almeida

Profissão: Policial Militar.

Bandeira: Segurança Pública, Educação (escolas em tempo integral e cívico militar, valorização dos professores), Esporte, Cultura e Saúde digna.

PSB

Lombarde (Ezequiel de Paula)

Profissão: Locutor/Radialista, apresentador de eventos. Bacharel em Teologia e pastor evangélico.

Bandeira: Saúde, Trabalho, Educação (Mais creches de tempo integral, mais cursos profissionalizantes) e Igualdade Social.

Dalila Rodrigues (A voz do campo na cidade)

Profissão: Sou mãe, produtora rural, educadora popular, militante sindical e estou servidora pública.

Bandeira: Meu foco político é a saúde, renda, educação e o desenvolvimento rural sustentável e durável no campo.


PL

Otávio Elias

Profissão: Engenheiro civil, gerente de projetos, MBA em gestão de pessoas e liderança, estudante de gestão pública.

Bandeira: Em defesa da família tradicional cristã e do jovem. Precisamos fortalecer o lado intelectual da juventude. Quero atuar no âmbito cultural para resgatar nossos jovens. Sou defensor do porte de armas. Em termos econômicos, defendo bandeiras liberais de desregulação do mercado.

Alexandre Bocão

Profissão: Comerciante há 15 anos na Barra de Macaé.

Bandeira de luta : Autismo. Nascido e criado em Macaé, há 50 anos, tenho um filho autista e quero lutar pelos direitos  de todos que possuem TEA  (Transtorno espectro autista). Além disso, trabalhar em prol das pessoas carentes nas comunidades da nossa cidade, como melhores moradias, capacitação dos jovens no mercado de trabalho e melhoria nos atendimentos na área da saúde para agilidade de exames e medicamentos.

Evangelista Elcimar

Profissão: Eletrotécnico e servidor público. Cursando Gestão Pública.

Bandeira: Saúde, Educação e Turismo. Pretendo reduzir o tempo de espera para atendimento na saúde, fazendo um intenso trabalho de fiscalização e formulando projetos de lei para aprimorar esse atendimento. Na Educação, lutar por um serviço de qualidade para todos e para que os alunos com necessidades especiais recebam toda a assistência necessária, para não atrasar o desenvolvimento pedagógico por falta de atendimento médico. Em relação ao turismo, fomentar atividades na Região Serrana, valorizando o potencial turístico.

 FEDERAÇÃO PSOL/REDE:

Enfermeiro Luiz Carlos

Profissão: Enfermeiro.

Bandeira: Defesa do SUS, do trabalhador da enfermagem, direitos humanos e sociais e combate às desigualdades.

Michele Modesto

Profissão: Empreendedora.

Bandeira: Empreendedorismo feminino, mais mulheres na política, saúde mental.

Coriolano

Profissão: Militar da reserva e ex-secretário de Segurança Pública de Macaé (2021 a 2024).

Bandeira: Segurança Pública humanizada e inclusiva; Acredito muito na educação e no esporte como pilares para se combater a desigualdade social e a violência, contribuindo significativamente na redução da criminalidade; Acredito também na qualificação e preparação contínua para os agentes de segurança e servidores públicos. Um servidor bem qualificado e capacitado é capaz de contribuir muito mais para a população, e os benefícios são facilmente percebidos pela sociedade nas ruas.

.............

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com  e ou/  (22) 992775440 (WhatsApp Business).

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 06/06/2024.

Bastidores da política entra em recesso

Assim como há o recesso forense, o recesso parlamentar e outros, este Blog “Nos Bastidores da Política”, a partir de agora, entra em recesso...