Academia Macaense de Letras dá posse a novos associados

Os novos associados benfeitores poderão se candidatar a sócios acadêmicos...

Em cerimônia oficial realizada na Lyra dos Conspiradores, dez associados benfeitores foram empossados na Academia Macaense de Letras (AML), neste sábado (5). Os novos sócios foram convocados através do Edital n° 02/25 da Comissão Provisória e, a partir de agora, poderão contribuir com prestação de relevantes serviços, apoiando os trabalhos de valor cultural e de qualidade literária, com o propósito de torná-los acessíveis à comunidade macaense e demais cidades brasileiras.

A retomada da AML, que foi fundada em 20 de fevereiro de 1963, pelo imortal Tonito Parada (escritor, jornalista, historiador e memorialista, autor do hino do município de Macaé) e mais 39 escritores, objetiva colaborar literariamente com a cidade, principalmente, no ano do seu centenário.

Durante a posse dos novos associados, a Comissão Provisória repassou informes e esclareceu os trâmites legais para que a AML funcione a contento.

- A professora e escritora Ivânia Ribeiro, foi a primeira pessoa que pensou em reativar a AML, no ano que completa 62 anos de existência. Na restauração da academia a comissão provisória começou com 9 mulheres e se baseou no modelo francês de 40 sócios (30 do município de Macaé e 10 de outras cidades ou países). Empossamos 36 sócios - escritores diversos, no último dia 28 de maio, que concorrem à cadeira de patrono e agora 10 associados benfeitores. Haverá outro edital para que os associados benfeitores se candidatem a serem sócios acadêmicos -, frisou o professor, poeta, escritor, psicólogo e psicanalista, Hildo Loureiro, tesoureiro da Comissão Provisória.

Veja a seguir quem são os novos ilustres associados benfeitores da Academia Macaense de Letras:

Antonio Alexandre Pacheco Bordalo (Alexandre Bordalo)

Andréa Pessanha da Silva (Andréa Pessanha)

Cidineia da Rocha Paschoal Boré (Cidineia Boré)

Francisca Kátia Teixeira de Souza Andrade (Francisca Andrade)

Marcos Outeiro Santos (Marcos Outeiro)

Maria Aparecida Fagundes Lisboa de Oliveira (Maria Aparecida Oliveira)

Maria de Lourdes Coelho Acosta (Lourdes Acosta)

Maria Luiza Vaccari Quaresma (Maria Luiza Quaresma)

Wanck Ferreira de Paula (Wanck de Paula)

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 06/07/2025.

Abrigo de Inverno é aberto para pessoas em situação de rua

 

O abrigo visa garantir acolhimento, segurança e cuidado às pessoas em situação de rua, durante o período mais crítico do inverno...

Com a chegada do período mais frio do ano, a Prefeitura de Macaé inicia o atendimento no Abrigo de Inverno, para pessoas em situação de rua, referenciadas pelo Centro Pop. A partir desta sexta-feira (4), o serviço, oferecido funcionará no Hotel de Deus, por três meses, até o fim do inverno.

É uma medida emergencial de proteção social, que ocorre nesse período de queda constante da temperatura e que vem de encontro à condição das pessoas em situação de rua, principalmente, nas madrugadas e no amanhecer, quando o tempo cai trazendo impactos fisiológicos ao nosso corpo. “A iniciativa reforça o compromisso da nossa gestão com a dignidade humana. O abrigo visa garantir acolhimento, segurança e cuidado às pessoas em situação de rua, durante o período mais crítico do inverno”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Daniel Raony.

O prefeito Welberth Rezende destacou nas redes sociais a importância desse tipo de política pública social que oferece abrigo, alimentação, espaço para higiene pessoal, local para dormir e atendimento técnico social.

- Estamos abrindo o Abrigo de Inverno Municipal para pessoas em situação de rua. Neste espaço, buscamos oferecer assistência, dignidade, acolhimento e oportunidades àqueles que precisam e desejam sair da situação de rua. Aproveitamos para agradecer às pessoas que realizaram doações de agasalhos e cobertores, que serão distribuídos a quem passar pelo abrigo -, destacou.

De acordo com Daniel Raony, o acesso ao abrigo será feito por meio de encaminhamento do Centro Pop, equipamento de referência para a população em situação de rua. “Um ônibus sairá diariamente do local, às 16h30, levando os acolhidos até o abrigo que conta com alas masculinas e femininas e funcionará das 18h às 7h. No entanto, a entrada no local poderá ser realizada diretamente, até as 19h, desde que a pessoa tenha sido previamente referenciada pelo serviço”, informou.

 Serviço: A triagem será feita no será no Centro Pop, localizado na Rua José Bruno de Azevedo, 99, Centro e o acolhimento, no Hotel de Deus, situado na Avenida Lacerda Agostinho, número 477, Virgem Santa.

___________________________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé 04/07/2025.

Academia Macaense de Letras dá posse a novos associados

Os novos associados benfeitores poderão se candidatar a sócios acadêmicos... Em cerimônia oficial realizada na Lyra dos Conspiradores, dez a...