Associada da AML é selecionada no processo formativo da FLUP

O ‘Mora na Filosofia’ acontece no Rio de Janeiro e começa nesta terça, 29

Trata-se de Raíla Maciel, jornalista e escritora que vive em Macaé e é membro da Academia Macaense de Letras (AML). A autora do livro "Eu Nunca Falei Sobre Isso" é uma das 70 pessoas selecionadas entre mais de 250 inscritas para integrar o novo processo formativo da Festa Literária das Periferias (Flup): Mora na Filosofia – A Escrevivência que dá samba!

A iniciativa parte de uma imersão na obra de grandes compositoras e compositores de samba, com o objetivo de inspirar a criação de um livro inédito. A proposta convida os participantes a refletirem sobre o samba como filosofia viva das ruas, dos terreiros e das vivências periféricas.

Raíla teve seu texto selecionado a partir da proposta de escrever uma narrativa ambientada no dia 23 de abril, feriado de São Jorge. “Escrevi sobre uma Maria, nordestina, morando no Rio de Janeiro, que trabalhava como faxineira na Zona Sul para pagar os estudos, na esperança de trazer o filho e a mãe para a capital carioca em breve. A mulher guerreira se nutria no samba e na força de Jorge” pontua a autora e celebra: “Estou muito feliz de ter sido aprovada com uma história que espelha tantas de nós”.

O Mora na Filosofia terá início nesta terça-feira, 29, com um encontro inaugural gratuito e imperdível sobre “As coisas que mamãe me ensinou”, reunindo na mesa, duas referências da cultura brasileira: Conceição Evaristo e Leci Brandão, com mediação da jornalista, colunista e sambista Flávia Oliveira. O bate-papo vai abordar os ensinamentos matriarcais que influenciam tanto a literatura quanto o samba.

Ao longo do processo, os selecionados participarão de sete encontros presenciais e três mentorias online. Cada encontro contará com uma mesa de debate entre intelectuais e sambistas (das 19h às 20h30), seguida de uma roda de samba com artistas consagrados como Marcelo D2, Arlindinho, Serginho Meriti e a própria Leci Brandão.

A Flup 25 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e secretaria Municipal de Cultura. Conta com o patrocínio master da Shell e apoio do Instituto Motiva, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Fundação Ford e as Leis de Incentivo à Cultura, nas esferas federal e municipal.

Sobre Raíla Maciel 

A Jornalista, escritora e comunicadora, Raíla é autora da autobiografia poética "Eu Nunca Falei Sobre Isso", em que narra sua trajetória de reconhecimento enquanto mulher negra. É também a associada mais jovem da Academia Macaense de Letras.

_______________________________

Por aqui na edição

Lourdes Acosta /Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Texto da jornalista/escritora Raíla Maciel

Macaé 28/07/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AML participa do desfile de aniversário da cidade homenageando Tonito Parada

O pelotão de escritores e associados da AML desfilou atrás da banda da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores O tradicional desfile Cívico...