Espetacular!!!
A abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, na tarde desta sexta-feira (26)...
Pode-se dizer que foi ambiciosa e histórica a mistura de música, dança e cores,
sendo celebrada pela primeira vez fora de um Estádio, ao longo do Rio Sena e com
homenagens sendo feitas nas suas margens. Lady Gaga, escalada para o primeiro
show da cerimônia de abertura, recebeu os atletas cantando em francês, vestindo
preto e penas rosas, se apresentando na escadaria do Grand Ballet.
O tradicional desfile dos atletas acontecendo em barcos ao longo do rio, passando pelos marcos mais emblemáticos de Paris. Nas embarcações com as delegações de todo mundo, a euforia foi revelada nas expressões de alegria que mistura o esporte e a cultura. Os momentos marcantes para quem assistiu, mostrou a emoção da Delegação brasileira a bordo de um grande barco e ainda, a linda imagem de um cavaleiro metálico desfilando no Rio Sena, propagando o espírito Olímpico, enquanto apresentavam a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) - em Paris, em 23 de junho de 1894 -, e dos primeiros Jogos Olímpicos.
Foram
imagens impressionantes na história dos jogos Olímpicos da era moderna, com a
noite caindo em Paris e os países sendo apresentados no desfile marítimo no Rio
Sena, apresentando delegações como as da Suíça, Suriname, Síria, Tadjiquistão,
Chinese Taipei, Tanzânia, Chade, Tchéquia, Tailândia, República Democrática de
Timor-Leste, Togo, Tonga e Trinidad e Tobago, entre outras.
Na Cerimônia de Abertura, uma pessoa misteriosa chega num cavalo branco na Praça Trocadéro com a bandeira Olímpica e os atletas que chegaram dos barcos já estão em volta para testemunhar de perto. É o momento do Hino Olímpico interpretado por 60 membros do Coro da Radio France e 90 músicos da Orquestra Nacional da França.
Em seguida, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou abertos os Jogos Olímpicos Paris 2024, os atletas fizeram o juramento final. A cavaleira misteriosa passou a tocha Olímpica para Zinedine Zidane, campeão do mundo de futebol em 1998, que recebeu a tocha Olímpica e repassou para Rafael Nadal, 14 vezes campeão de Roland Garros. E o show de música, dança e imagens luzes em torno da Torre Eiffel continuou... A tocha seguiu seu rumo de volta ao longo do leito do Sena e nas mãos dos atletas atravessou a cidade até acender um balão gigante que voou nos céus de Paris, numa imagem impressionante!!!
_________________
Lourdes
Acosta
Jornalista
Profissional
DRT/MTE
911 MA.
Macaé,
26/07/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário