Semana decisiva de convenções partidárias mobiliza partidos políticos

 

O Cidadania, partido que abriga o prefeito de Macaé, faz sua convenção e escolhe o nome do vice de chapa ainda nesta terça-feira, 23.

Somente nesta semana, 10 partidos políticos fazem suas convenções partidárias em Macaé, com o objetivo de lançarem os nomes dos proponentes aos cargos públicos proporcionais e majoritários. Trata-se de duas Federações – A Federação PSOL/Rede e a Federação PT/PV e PcdoB e mais nove organizações partidárias.

No primeiro dia da semana, domingo (21), quem realizou sua convenção foi a Federação PSOL/Rede. Durante toda a manhã, das 9h às 12h, no salão de eventos do Hotel Hyatt Place Macaé - na Av. Atlântica, Cavaleiros, foram apresentados 18 candidatos e candidatas a vereadores, sendo 13 da REDE e cinco do PSOL, superando o estabelecido para candidaturas da cota feminina.

Segundo a atual vereadora Iza Vicente e pré-candidata à reeleição pela REDE (que apoia na majoritária a reeleição do atual prefeito de Macaé, Welberth Rezende), todos os candidatos do seu partido com histórias fortes e uma profunda dedicação em construir uma Macaé melhor para todos. “Essas histórias refletem uma luta que também é minha: dar voz àqueles que muitas vezes são esquecidos e invisibilizados em nossa sociedade. Acreditamos em um fazer coletivo que depende da dedicação, do companheirismo e do compromisso de todos nós. Seguiremos batalhando por uma Macaé melhor para mulheres, crianças e todas as minorias sociais. É a vez da nossa voz!”, assegurou.

Divergência na majoritária – Com relação à candidatura majoritária surgiu uma divergência. A convenção endossou uma resolução, com dois votos da representação da Rede e o voto contrário do PSOL, que impede a federação de ter uma candidatura majoritária. A presidência do PSOL comunicou que considera essa medida como extrapolação da competência da Federação Municipal segundo resolução nacional da federação e do próprio PSOL.

- Sob nossa interpretação, viola a Resolução 07-2024 da Federação Nacional e a Circular Nacional 02. Esses documentos estabelecem que as federações municipais não possuem competências para ampliar apoios ou pedidos de voto para partidos além daqueles descritos nos respectivos normativos. Estamos absolutamente convictos  de que reverteremos esta questão, permitindo-nos apresentar à sociedade de Macaé uma candidatura legitimamente de esquerda, comprometida com a defesa de um programa de federação que se opõe ao atual prefeito, Welberth Rezende -, ressaltou Júlio Alves, presidente do PSOL.

Dispostas a participarem do pleito deste ano sete mulheres encabeçaram a lista oficialmente lançada pela Federação PSOL/Rede. São elas: Emily Santos, Larissa Frossard (PSOL), Adriana Cruz, Iza Vicente, Livia Sá, Michele Modesto e Monica Oliveira (Rede). O gênero masculino que compôs a relação foram: Dr. Carlos André, Davi Litiere e Julio Alves (Psol), Alessandro Silva, Alex Vale Verde, Daniel Nogueira, professor Erick G., Coriolano, biólogo Henrique, Dr. Luiz Carlos e o enfermeiro Luiz Carlos.

Federação PT/PV e PcdoB e o Podemos - Nesta segunda-feira (22), foi a vez da Federação PT/PV e PcdoB e do partido Podemos realizarem suas convenções. Primeiro foi o Podemos que se encontrou às 18h30, no Museu do Legislativo (antiga Câmara, no Centro). Depois foi a Federação que reuniu seus correligionários às 20h na sede do partido, situado na Rua Cecília Meireles, 150, no Jardim Santo Antônio.

A Federação PT/PV e PcdoB oficializou 18 candidatos - sete mulheres e 11 homens (dois do PcdoB, sete do PT e nove do PV). Os nomes são os seguintes: Conceição de Maria e Alexandre Santos (PcdoB); Saraiva, Professor Paulo Henrique, Marcel Silvano, Luís Fernando Dedão, Leandra Lopes, Graça do PT e Zoraia Brás (PT); e Amaro Luiz, Claudia Roma, Leleia do Sana, Márcio Bitencourt, Marvel Mailet, Paulo Antunes, Robson Oliveira e Rubinho da Cultura e Valéria do Óleo (PV). Chapa completou, 11 nomes masculinos, 7 femininos, cumprindo o percentual de cota em todos os partidos da Federação.

Segundo Magnum Amado, presidente do diretório municipal (PT) e à frente na Convenção todos os partidos que compõem a federação apoiaram a reeleição do prefeito Welberth Rezende e o apoio ao arco de aliança do prefeito.

O Podemos oficializou 12 homem e 6 mulheres: Prestes, Eron, Teco Hortas, Cosme da Paz, Luan Vilela, Israel Barros, Pr. Alziro, Robinho do Pastel, Edinho da hiperbárica, Izaías HSJB, Chando Advec, Junior Filhão, Luciana Macaé, Aparecida Tannos, Renatta Viana, Mariana Barreto, Cris Dias e Francisca do Salão.

Nesta terça-feira (23), quem se reúne às 18h30 no Tênis Club, na Praça Veríssimo de Melo é o PRD. Às 17h, na Câmara Municipal de Macaé, o MDB fará a sua convenção e às 19h, no Quenzas Hall Festas, na Glória, será a vez do CIDADANIA/PSDB, do atual prefeito de Macaé e pré-candidato à reeleição, Welberth Rezende, que espera atrair o apoio de quase todos os partidos políticos da cidade.

A escolha do vice - De acordo com fontes fidedignas, a escolha do nome do candidato a vice-prefeito de Macaé, pelo Cidadania/PSDB para compor a chapa será pessoal. O atual prefeito Welberth Rezende, que goza da aprovação dos partidos políticos avaliada em 90 por cento, pode-se dar ao luxo de referendar um nome. O nome escolhido para ser o parceiro na candidatura majoritária  do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) é o do ex-procurador Fabiano Paschoal, atual vice-presidente do MDB, seu amigo de longas datas.

Quem é Fabiano Paschoal – O atual advogado Fabiano Lima Paschoal Souza nasceu em Macaé, em 1978. Residiu no Rio de Janeiro e Barra de São João, retornando em seguida para Macaé. Filho do pedreiro, Carlos Paschoal de Souza e da empregada doméstica, Elisabete Lima Paschoal de Souza, teve três irmãos, dois já falecidos. Foi criado no Morro de São Jorge e em 2000, ingressou na faculdade de Direito, em Campos, viajando de segunda à sexta-feira, durante cinco anos para concluir o curso. Em 2004, ingressou na Associação Estudantil, tendo presidido por quatro mandatos. É casado com Fabíola Paes e pai de Maria Carolina. Em 2016, chegou à presidência da Ordem do Advogados do Brasil, 15ª Subseção da OAB RJ, mandato 2016/2018, sendo reeleito para o mandato 2019/2021, renunciando em janeiro de 2021, diante do convite recebido, após difícil decisão, para assumir a função de Procurador Geral do Município de Macaé, tomando posse em janeiro de 2021, função da qual está desligado desde o último dia 4 de abril.

Ainda nesta semana teremos o União Brasil fazendo a sua convenção na quarta-feira (24), às 18h, na Câmara Municipal de Macaé; o Solidariedade, na quinta-feira (25), às 19h na Rua Dr. Bueno, 214, Imbetiba; O Avante, no sábado (27), das 9h às 13h, na sede do Partido - Avenida Papa João XXIII, 6, Centro e o PSB, no dia 31 (quarta-feira), às 19h, na Rinha das Artes. No último dia para que os partidos políticos e as federações realizem convenções para deliberar sobre a formação de coligações e sobre a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, é que o PDT pretende fazer sua convenção, na segunda-feira (5 de agosto). Quanto ao PL não notificou nenhuma informação sobre sua convenção nas redes sociais.

_____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 23/07/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bastidores da política entra em recesso

Assim como há o recesso forense, o recesso parlamentar e outros, este Blog “Nos Bastidores da Política”, a partir de agora, entra em recesso...