Macaé adota nova estratégia para conter o avanço da Covid-19



Numa semana em que o covidímetro acusou o grau de contaminação alto - faixa laranja e a taxa de ocupação dos leitos terapia intensiva SUS/Covid-19, chegou a quase 60%, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, assinou o Decreto 058/2021 que fecha quase tudo na cidade. A ação municipal para conter o avanço da pandemia em Macaé, que já contabilizou 300 óbitos por Covid-19, foi anunciada durante a entrevista coletiva à imprensa, ocorrida na noite desta sexta-feira (5), no Facebook - página oficial do prefeito e determina a suspensão das atividades comerciais em Macaé a partir das 20h, deste sábado (6).

Com a nova restrição, o prefeito anunciou também um novo covidímetro, ou seja, haverá novos cálculos na elaboração do Covidímetro. O sistema passa a ser atualizado semanalmente, e não mais de forma diária.

O Decreto 058/2021 permite ainda, a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município. Com as medidas supermercados, mercados, bancas de jornais, centros de treinamentos de saúde e segurança para o setor de óleo e gás e pets shops poderão funcionar das 7h às 20h. Já as padarias, o horário permitido será das 5h às 20h. Os restaurantes deverão funcionar de 11h30 às 20h; As academias das 6h às 20h e os cursos profissionalizantes e complementares no horário compreendido das 8h às 20h, com a distância mínima de dois metros entre mesas e cadeiras, desde que observadas todas as regras de distanciamento social, prevenção e higienização previstas nos decretos municipais em vigor, especialmente no Decreto Municipal 156/2020.

Já os shoppings estão autorizados a funcionar entre 10h e 20h, exceto o cinema, parque recreativo de Crianças e salão de jogos e fliperamas. A abertura de templos religiosos será permitida três vezes por semana, no horário compreendido entre 7h e 20h. Outra alteração determinada pelo decreto é o atendimento por sistema "delivery" e "drive thru", que poderão funcionar no município por 24h.

Aglomeração e barreiras sanitárias - O decreto proíbe ainda, a aglomeração de pessoas em espaços públicos em geral, como avenidas, ruas, praças e calçadas. Fica também autorizada a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município, cabendo a Secretaria Municipal de Saúde, por ato próprio, regulamentar seu funcionamento.

Veja o que deve fechar às 20h: Supermercados e mercados, padarias, bancas de jornais, petshops, centros de treinamento offshore, restaurantes, shopping center, academia, templos religiosos e cursos profissionalizantes.

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 06/03/2021.

Fonte: Secom e Coletiva Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bastidores da política entra em recesso

Assim como há o recesso forense, o recesso parlamentar e outros, este Blog “Nos Bastidores da Política”, a partir de agora, entra em recesso...