Segunda semana de março é marcada pelo Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é a oportunidade para acentuar e amplificar os debates relacionados à cidadania feminina. Vários movimentos na cidade comemoram a data que começou nos idos de 1909, em Nova York, com uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. De lá para cá, o mundo inteiro celebra anualmente, com mobilizações, discussões e reflexões acerca da igualdade de gênero e os direitos humanos para todas as mulheres.

Macaé, seguindo as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), preparou através da coordenadoria geral de Políticas para as Mulheres e Ceam - Centro Especializado de Atendimento à Mulher (secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade), uma vasta programação comemorativa. O Poder Legislativo, através da vereadora Iza Vicente (Rede), também promove uma audiência pública nesta terça-feira (9), com o objetivo de discutir políticas públicas específicas para mulheres.  

Na manhã desta segunda-feira (8), numa cerimônia que contou com a presença da primeira-dama, Quelen Rezende e ocorrida no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, novas conselheiras que vão atuar na gestão 2021/2024, foram empossadas no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). Às 15h, no Hotel de Deus, houve um Sarau Poético.

Eventos - Na próxima quinta-feira (11), às 14h, haverá o Encontro do GT da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher no Município de Macaé; Dia 18, às 14h, em plataforma digital, acontece o I Encontro da rede de proteção de atendimento às mulheres em situação de violência dos municípios de abrangência do 32° BPM (Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu), com Jane Roriz (Ceam) e Tenente Floriano (32° Batalhão da Polícia Militar); Dia 25, às 14h, em plataforma digital (link de acesso: meet.google.com/zso-mrff-msw), ocorrerá uma discussão sobre “Os Direitos das Mulheres: Na perspectiva dos novos tempos”, com Fernanda Andrade (NUPEDIM), Kátia Marro (UFF), Valéria Belmonte (UFRJ) e Sandra Caldeira (Mediadora CEAM/Macaé).

Audiência Pública - Promovida pela vereadora Iza Vicente (Rede), acontece nesta terça-feira (9), às 17h, tem como tema Elas pensam Macaé! Debate de políticas públicas para mulheres” e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (YouTube). Devido à pandemia e aos protocolos de segurança, não haverá presença do público, que poderá participar ao vivo por meio do chat.

De acordo com a promotora do evento, única parlamentar mulher entre as 17 cadeiras da Câmara, a audiência abre espaço e dá voz para as mulheres do município, além de ser um convite a pensar ações públicas para melhoria da qualidade de vida e segurança das macaenses.

Veja a lista de convidadas para discutir as políticas públicas para as mulheres: Adriana Leclerc, presidente do Comdim; Carine Passos, cientista social e conselheira do  Comdim; Conceição de Maria, coordenadoria de Igualdade Social; Fabianne Manhães, docente de direito da UFF; Fernanda Botelho, advogada e pesquisadora dos direitos e teorias feministas; Ivania Ribeiro, representante da Semed e Sinpro; Jane Roriz, coordenadora do Ceam; Marilena Garcia, ex-vereadora; Rafaela Corrêa, diretora do DCE/UFRJ e do movimento das mulheres Olga Benário e Raísa de Barros, direito de gênero e famílias.

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 06/03/2021.

Com informações das assessorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Academia Macaense de Letras dá posse a novos associados

Os novos associados benfeitores poderão se candidatar a sócios acadêmicos... Em cerimônia oficial realizada na Lyra dos Conspiradores, dez a...