Pesquisa eleitoral aponta liderança de Welberth Rezende

 

Uma pesquisa saindo do forno está apontando o atual prefeito de Macaé, candidato à reeleição, Welberth Rezende (Cidadania) na liderança de intenção de voto. A pesquisa feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas também revela Dr. Aluizio como campeão em rejeição. Vem comigo nesta edição extra do Blog Bastidores da Política...

Pesquisa de intenção de voto aponta liderança do atual prefeito de Macaé

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor, divulgada nesta segunda-feira (19), aponta o atual prefeito de Macaé e candidato à reeleição Welberth Rezende (Cidadania) numa liderança folgada, com 70,3% das intenções dos votos. Em seguida vem o ex-prefeito Dr. Aluízio, com 10,7%, o ex vice-prefeito Danilo Funke (PSB), na terceira colocação com 2,9%, o candidato Sargento Fábio com 1% e o ex-deputado Federal Felício Laterça, com 0,7%. Não sabe e não respondeu - 6,8%; Nenhum, branco ou nulo, 6,8%. A intenção de voto do prefeito Welberth Rezende é alavancada pela aprovação de sua administração: 72,5% de ótimo e bom; 18,2% de regular e 7,3% de ruim e péssimo.

Pesquisa aponta Dr. Aluizio como campeão em rejeição

... Na pesquisa espontânea, Welberth bate 43,2%; Dr. Aluízio, 2,1%; Danilo Funke, 0,7%; Fábio Passos, 0,3%; outros, 0,9%; não sabe, não respondeu, 46,2%; ninguém, branco ou nulo, 6,6%. Dr. Aluízio é o campeão em rejeição: Tem 41,5%; Danilo Funke, 22,8%; Felício Laterça, 16,8%; Fábio Pereira, 14,3% e Welberth Rezende, 8,1%.

Governos federal e estadual também foram avaliados

Em Macaé, a gestão de Claudio Castro tem 39,4% de ótimo e bom; 35,3% de regular e 22,7% de ruim e péssimo. Já o presidente Lula tem 43,8% de ruim e péssimo; 24,1% de regular e 30,6% de bom e ótimo. Foram entrevistados 689 eleitores entre os dias 15 e 18 de agosto. A margem de erro é de 3,8% com intervalo de confiança de 95,0%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo RJ – 05616/2024.

Fonte da pesquisa

Ao visualizar a Pesquisa Eleitoral - RJ-05616/2024, encontramos na página do site TSE – “PesqEle Público”, seu registro. O contratante e pagante foi o Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda (CNPJ: 81908345000140). A página é a seguinte: https://pesqele-divulgacao.tse.jus.br/app/pesquisa/listar.xhtml. Para saber mais sobre a pesquisa, acesse:  https://paranapesquisas.com.br/pesquisas/parana-pesquisas-registra-pesquisa-no-municipio-de-macae-registro-tse-no-rj-05616-2024/

Como é feita uma pesquisa eleitoral I

A pesquisa é encomendada por um grupo de mídia. Ela é uma ferramenta que auxilia os meios de comunicação na cobertura jornalística. O instituto de pesquisa seleciona um grupo de pessoas com características que representem toda a população como idade, renda, gênero, etc. Este grupo é chamado de amostragem. A entrevista é realizada nos domicílios ou em locais com fluxo de pessoas.

Como é feita uma pesquisa eleitoral II

Após as entrevistas o instituto de pesquisa entra em contato com 20% dos entrevistados  para conferir se os dados anotados estão corretos. Com a supervisão de um estatístico, os dados são analisados através de vários métodos, até chegar ao resultado final da pesquisa. A pesquisa é registrada na Justiça Eleitoral em até cinco dias antes da sua divulgação. No documento deve constar dados como contratante, valor pago, questionário aplicado e métodos utilizados.

Como é feita uma pesquisa eleitoral III

Ainda que sejam feitas com vários critérios, dados confiáveis e a supervisão de um estatístico, as pesquisas eleitorais não se baseiam em valores absolutos, mas sim em estimativas. Além disso, a validade das pesquisas eleitorais depende da opinião pública, que varia constantemente. Por isso, os resultados não são exatos, e são acompanhados sempre da chamada margem de erro.

# Informações para este Blog – Podem ser enviadas para os endereços: lourdes.acosta@hotmail.com   -   (22) 992775440 - WhatsApp Business.

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional

DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 19/08/2024.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bastidores da política entra em recesso

Assim como há o recesso forense, o recesso parlamentar e outros, este Blog “Nos Bastidores da Política”, a partir de agora, entra em recesso...